Brasil mantém internet lenta e fecha 2014 com média de 3 Mbps, diz Akamai

 Em um ranking de banda larga feito pela empresa norte-americana Akamai, o Brasil fechou o ano de 2014 praticamente com a mesma velocidade lenta do 3º trimestre do ano. A conexão fixa evoluiu de 2,9 Mbps (Megabits por segundo) para 3 Mbps, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (25). O resultado coloca o país em 89º lugar, seis posições abaixo do que no mesmo período de 2013.

"Essa velocidade é lenta, mas não é apenas culpa das operadoras, pois há questões técnicas do protocolo de internet. Tem problemas como 'informações que se perdem e precisam ser retransmitidas' e verificação de transmissão de dados", explicou Jonas Silva, diretor de canais e programas na América Latina da Akamai.
O estudo ainda cita que apenas 1,9% dos acessos no Brasil são com velocidade acima de 10 Mbps. Isso dificulta, por exemplo, o acesso a serviços de vídeo de streaming em alta definição. Transmissão em 4k (padrão de vídeos com qualidade quatro vezes superior a HD) com esse tipo de velocidade seria impossível.

Apesar dos números baixos, o relatório espera que o Brasil aumente a qualidade e a adoção da banda larga fixa. A Akamai cita um projeto da presidente Dilma Rousseff de investir US$ 16 bilhões para levar fibra óptica a 90% dos domicílios brasileiros, fazendo com que o país atinja velocidades na casa dos 25 Mbps até 2018.

A título de comparação, a média global de conexão de banda larga fixa é de 4,5 Mbps.


Líderes da internet banda larga fixa

Na lista de países com maior velocidade média de internet, o destaque continua sendo a Coreia do Sul com 22,2 Mbps. O estudo ainda indica que essa velocidade não é puxada necessariamente por grandes conexões. Segundo o levantamento, 79% dos acessos à rede são feitos em links com velocidade superior a 10 Mbps.

Situação parecida ocorre com Hong Kong, que ocupa a segunda posição no ranking de velocidade média. O território chinês tem velocidade de download médio de 16,8 Mbps e 60% dos acessos são em links acima de 10 Mbps.

A Akamai informou que analisou dados de 239 países ou regiões para os dados referentes à banda larga fixa. No continente americano, Brasil está atrás da Colômbia, Equador, Peru, México, Argentina, Chile, Uruguai, Canadá e Estados Unidos. África do Sul (3,2 Mbps), Portugal (8 Mbps) e Suécia (14,6 Mbps) também se sobressaem ao Brasil.


Banda larga móvel

Nos acessos de dispositivos móveis, o Brasil teve uma pequena melhora na velocidade média do link de internet. Passou de 1,5 Mbps no terceiro trimestre de 2014 para 1,8 Mbps no quarto trimestre do ano passado.

Segundo o estudo, apenas uma minoria (2,2%) da população tem velocidade média acima de 4 Mbps.

A maior velocidade média aferida pelo estudo foi registrada no Reino Unido com 16 Mbps.

Para o levantamento de internet móvel, foram analisados 50 países ou regiões.

Comente em "Brasil mantém internet lenta e fecha 2014 com média de 3 Mbps, diz Akamai"

Postar um comentário

Vídeos

Seguidores